Tiróide - alertas

A tiróide é uma glândula localizada no pescoço e tem a forma de uma borboleta. Apesar de pequena, sua influência sobre o resto do corpo é enorme. Actua no funcionamento de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Além disso, esta glândula também interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor, e no controlo emocional.

Assim sendo, é fundamental estar em perfeito estado para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Porém, nem sempre este é o caso. Quando descompassada, a tiróide pode libertar hormonas em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotiroidismo).

Verifique abaixo 12 sintomas que indicam disfunções nesta parte do corpo. Quanto mais cedo o problema for descoberto, menos a saúde será afectada!

1. Sentimento de tristeza ou depressão

Emoções extremas podem ser um indicativo de problemas na tiróide. Quando a glândula produz pouco hormona, estes sentimentos podem aparecer de maneira acentuada.

2. Obstipação

O desequilíbrio na produção das hormonas da tiróide pode resultar numa digestão mais lenta, levando à prisão de ventre. Este é um dos 3 principais sinais de alerta de que algo está errado com esta parte do corpo.

3. Sonolência

É lógico que acordar cedo todos os dias é difícil para todo mundo. Porém, se esta tarefa começar a lhe parecer impossível, é hora de procurar um médico. Quando a tiróide produz poucas hormonas, a pessoa se sente permanentemente cansada, mesmo que tenha dormido muito.

4. Perda de cabelo e pele seca

O hipotiroidismo faz com que a pele fique seca. Isso é resultado da desaceleração do metabolismo da pessoa afectada. Unhas e cabelos também ficam secos e quebradiços.

5. Ganho súbito de peso

O ganho de peso pode ter muitas origens, mas uma explicação é o hipotiroidismo. Se não mudou nada na sua dieta e ainda assim percebeu vários quilos a mais na balança, fique atento e tire a dúvida com um médico endocrinologista.

6. Falta de apetite sexual

O nível reduzido de hormonas pode fazer com que você perca o interesse no acto sexual. Esse sintoma está associado a outros sintomas como o ganho de peso, dores e perda de cabelo.

7. Dores musculares ou tensão

Dores musculares geralmente têm uma causa definida: o uso anormal ou exagerado de uma determinada parte do corpo. Mas se a dor surge sem uma origem óbvia, esta pode ser resultado do funcionamento inadequado da tiróide.

8. Palpitações no coração

Se identificar um batimento descompassado do seu coração, este pode ser um sinal de problemas na sua tiróide.

9. Confusão mental

A dificuldade de concentração e a perda de memória podem ser um sinal de que a idade está chegando, mas quando esse fenómeno aparece de repente ou é identificado em uma pessoa jovem, isso não é normal.

10. Pressão alta

Se não consegue reduzir a sua pressão arterial, apesar de uma boa alimentação e de exercícios físicos regulares, então talvez seja hora de analisar sua tiróide. Uma tiróide defeituosa pode produzir níveis elevados de colesterol, o que pode levar, nos piores casos, a problemas cardíacos.

11. Aumento do apetite ou mudanças no paladar

Está de repente sentindo gostos diferentes para alimentos já conhecidos? Este pode ser um sinal de problemas na tiróide. Além disso, se passou a comer muito mais do que de costume, mas não ganhou peso, é possível que seu corpo esteja produzindo as hormonas da tiróide em excesso. Comer e não engordar parece o sonho dourado de todos, mas esta é uma doença que traz graves consequências à sua saúde e precisa ser tratada rapidamente.

12. Dor no pescoço ou na garganta

O funcionamento inadequado da tiróide pode causar dores na região da garganta, além de inchaços e alterações na voz. Se você sentir um desconforto sistemático nesta região, desacompanhado de sintomas de gripes ou resfriados, procure um médico e verifique.

Para determinar uma mudança física em sua tiróide, existe um teste fácil e que pode fazer em casa. Para isso, posicione-se em frente a um espelho e tente localizar a sua tiróide (ela fica abaixo do pomo-de-adão e acima da clavícula). Em seguida, beba um gole de água e observe a área durante a deglutição para ver se uma protuberância aparece. Mas cuidado: não confunda esta elevação com o pomo-de-adão! Repita o teste algumas vezes. Se você notar qualquer anormalidade, consulte um médico e faça um check up.


::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!