Tapioca - Benefícios


A tapioca é um dos alimentos que ganhou mais fama nos últimos anos. Os benefícios da tapioca são mesmo numerosos. Vamos entender a seguir para que serve a tapioca, explorando suas propriedades para a saúde e boa forma.

A tapioca é um amido, extraído da raiz de mandioca (Manihot sculenta).

Um dos principais motivos pelos quais a tapioca ganhou popularidade recentemente é por ser um alimento livre de glúten, e servir como espessante, para melhorar a consistência de alimentos, em receitas onde originalmente se usaria a farinha de trigo.


Outros benefícios


Ganho de peso saudável.

Aumenta a circulação e a produção de células vermelhas do sangue.

Protege contra má formação do feto

Melhora a digestão.

Reduz o colesterol.

Previne a diabetes.

Melhora as actividades metabólicas.

Protege a densidade óssea.

Previne a doença de Alzheimer.

Protege a saúde do coração.

Mantém o equilíbrio de líquidos no interior do corpo.


Como surgiu a tapioca - Um pouco de História

Os índios Tupi-Guarani já usavam a fécula de mandioca como alimento antes da colonização pelos Portugueses e foram eles os responsáveis ​​por popularizar o seu consumo. Quando o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, os colonos que formaram a província de Pernambuco descobriram que, devido à sua maior durabilidade, a tapioca poderia ser um bom substituto do pão. No século dezasseis, na cidade de pernambucana de Olinda, o beiju, uma versão da tapioca que conhecemos actualmente, já era consumida. Com o passar dos anos, o produto passou a ser consumido em toda a região nordeste, chegando a outras tribos, aos colonizadores até se tornar um alimento também dos escravos.

Por ser uma iguaria muito consumida na região Nordeste, em 2006 a tapioca ganhou o reconhecimento do Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda. Desde então a tapioca detém o título de Património Cultural e Imaterial da cidade. Olinda tem o título de primeira Capital Brasileira da Cultura, concedido pelo Ministério da Cultura e Turismo.


Propriedades da tapioca

A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. É ainda uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.

A tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea extraída das suas raízes, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). É preparada como uma panqueca, e também conhecida como beiju. São muitas as opções de recheio que se pode usar na tapioca, basta ficar alerta para que o recheio escolhido não destrua o seu benefício nutricional.


Informação nutricional por unidade

  • Energia: 68 calorias

  • Carboidratos: 16,7 g

  • Açúcar: 0,6 g

  • Proteína: 0,05 g

  • Gorduras: 0 g

  • Fibras: 0,2


10 Benefícios da tapioca


1- Livre de glúten

A tapioca não possui gliadina, uma proteína presente no glúten, que quando consumida por pessoas que não conseguem digeri-la, causa uma reacção imunológica no intestino iniciando um processo inflamatório crónico. Pode ser consumida sem receio por pessoas com doença celíaca, ou seja, que têm intolerância ao glúten.


2- Ajuda na perda de peso

Baixa em calorias, é absorvida mais lentamente que o pão. 


3- Ajuda no ganho de peso saudável

Os benefícios da tapioca abrangem também os que desejam ganhar peso. Embora a maioria das pessoas esteja preocupada com a perda de peso, há os que procuram ganhar peso. A tapioca fornece uma maneira rápida de ganhar peso de forma saudável. Por conter alto teor de carboidratos, pode ser adicionada em sua dieta, sem os inconvenientes de colesterol e gorduras ruins, que, por sua vez, quando elevados, podem causar diversos problemas de saúde. Portanto, o consumo de tapioca é uma escolha benéfica para ganhar peso de forma saudável.


4- Rica em vitaminas do complexo B

A tapioca contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, que é bastante importante para reduzir as probabilidades de defeitos do tubo neural em bebés. Uma boa escolha para as grávidas.


5- Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é uma boa fonte de vitamina K, cálcio e ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na protecção e desenvolvimento dos ossos. A densidade mineral óssea diminui com a idade, acarretando problemas como a osteoporose, a osteoartrose e a diminuição da flexibilidade. Os benefícios da tapioca propiciam uma melhoria na saúde dos ossos.


6- Propriedades que beneficiam o sangue

O teor de ferro é um dos benefícios da tapioca para o sangue, no geral. O ferro é essencial para o funcionamento normal do organismo e contribui para várias funções importantes, como a produção de células vermelhas. Juntamente com o cobre (também presente neste alimento), o ferro aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo, assim, condições como anemia e outras doenças relacionadas.


7- Aumenta a energia

Os carboidratos são o combustível do corpo. A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos e, em contrapartida, não possui colesterol nem gorduras saturadas, proporcionado uma boa carga de energia para o dia.


8- Fonte de vitamina K, uma ajuda neurológica

A tapioca é uma fonte de vitamina K, que tem papel importante no funcionamento neural. A vitamina K está relacionada com a diminuição de desenvolvimento da doença de Alzheimer, ao beneficiar algumas actividades e mecanismos do cérebro. A vitamina K mantém as vias neurais activas e livres de radicais livres que podem causar danos aos tecidos do cérebro.


9- Auxilia no controlo da pressão arterial

Outro dos benefícios da tapioca vem do seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo. O potássio é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão e o stress dos vasos sanguíneos e artérias.

O resultado disto é uma redução de aterosclerose e coágulos sanguíneos. Além de também reduzir ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. O potássio é ainda fundamental para o equilíbrio dos fluidos do corpo. Quando este está em equilíbrio com o teor de sódio no organismo, todas as trocas de fluidos celulares se tornam mais eficientes, aumentando ainda mais a capacidade metabólica e a energia vital do corpo.


10 - Auxilia no aumento muscular

A tapioca é uma boa fonte de carboidratos complexos que podem ser usados para uma refeição antes da musculação. Dará energia para o treino sem riscos de picos de insulina.

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba. Para aumentar o teor de fibras na tapioca, adicione chia, linhaça ou aveia em flocos.

Para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais associados, use frutas e legumes como recheio.

Se a ideia é reduzir o índice glicémico, o ideal é rechear com fontes de proteínas ou fibras como carnes e vegetais.

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!