Ouvidos - remédios naturais para aliviar a dor

Se a dor de ouvido persistir apesar de usar estes remédios, é importante consultar um especialista para que ele  examine e avalie o seu caso em particular.

Saiba como aliviar a dor de ouvido, um dos piores desconfortos que uma pessoa pode sentir. Esta dor é descrita como uma sensação de pressão dentro do ouvido, que pode ser acompanhada por sinais sonoros.


Geralmente ocorre como resultado de uma infecção, mas também pode indicar um bloqueio do canal auditivo devido ao excesso de cera ou feridas.

Dependendo da sua causa, pode ser leve ou crónica. No entanto, quase sempre desaparece numa questão de horas ou dias, mesmo que não seja providenciado algum tratamento.

Existem vários remédios de origem natural que podem ajudar a conter os desconfortos que a caracterizam. 

Quais são as causas da dor de ouvido?

A dor de ouvido é um sintoma que aparece por várias razões. A maioria dos casos tem a ver com uma infecção no canal auditivo ou nas áreas próximas.

Este tipo de doença causa uma obstrução na trompa de Eustáquio, cuja função é drenar os fluidos que se acumulam no ouvido médio. Não podendo eliminá-los correctamente, a infecção piora e há uma ligeira sensação de pressão na área afectada.

Embora geralmente não cause grandes complicações, por vezes é necessário recorrer a um profissional de saúde para poder aliviá-la.

As suas principais causas incluem:

- Infecções sinusais

- Mudanças repentinas na pressão

- Infecções na garganta


- Artrite da mandíbula

- Infecções dentárias, como gengivite e periodontite

- Buraco no tímpano

- Infecções nos ouvidos

- Acumulação excessiva de cera

Sintomas da dor de ouvido

Embora a dor de ouvido não seja uma doença, devemos levar em consideração que se possa manifestar junto com outros sintomas que se tornam ainda mais incómodos, sendo estes:

- Dor de garganta

- Febre moderada

- Zumbidos nos ouvidos

- Dificuldade em ouvir claramente

- Dores de cabeça

- Problemas de concentração

Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido

Se a dor de ouvido for causada por uma infecção que requer os devidos cuidados, é melhor ir ao médico para determinar qual é o tratamento mais apropriado.


Se for um caso leve, alguns remédios naturais podem ajudar a acalmar a dor.

Compressas quentes -  A sua aplicação directa reactiva o fluxo sanguíneo e exerce um efeito calmante na área irritada.

Como usá-las?

- Molhe uma toalha ou compressa em água quente e aplique no ouvido por 5 minutos.

- Opcionalmente, aplique calor com uma bolsa de água quente.

Nota: Certifique-se de que a temperatura seja suportável para a pele, uma vez que, caso contrário, poderá sofrer queimaduras.

Alho - Devido à concentração de ingredientes activos anti-bacterianos e anti-virais, o alho cru é uma das soluções mais eficazes para aliviar a dor de ouvido relacionada a infecções.


Como usá-lo?


- Amasse um dente de alho cru de forma a extrair o sumo.


- Aplique 1 ou 2 gotas de sumo no ouvido afectado.


- Repita o seu uso 2 vezes ao dia se a dor for persistente.


Azeite de oliva - A aplicação de azeite não cura infecções no ouvido. No entanto, graças ao seu efeito lubrificante, é ideal para suavizar as bolas de cera que obstruem o canal auditivo.


Como usá-lo?


- Aqueça um pouco de azeite e aplique 3 gotas no ouvido afectado.


- Incline a cabeça por 3 minutos e vire-a para retirar os resíduos.


Cebola - A cebola e o alho têm compostos semelhantes. É anti-bacteriana e combate alguns dos micro organismos que causam problemas no ouvido.


Como usá-la?


- Corte uma cebola fresca e enrole-a numa toalha.


- Coloque a toalha sobre a orelha e deixe agir por 5 minutos.


- Repita 2 vezes ao dia, caso considere necessário.


Gengibre - Este tempero com propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas possui compostos que limpam o canal auditivo para acelerar a recuperação de infecções que causam dor.


Como usá-lo?


- Rale um pouco de gengibre e aperte para extrair o seu sumo.


- Aplique 3 gotas no ouvido afectado e cubra com uma bola de algodão.


- Use diariamente para aliviar a dor.


Tenha em consideração que os remédios mencionados podem aliviar a dor de ouvido momentaneamente. Se o sintoma for produto de uma infecção, é importante recorrer a outros tratamentos para poder controlá-lo completamente.



::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!