Osteomalácia e Osteoporose
O que é a Osteomalácia?
A Osteomalácia é a deficiência de mineralização óssea causada pela carência de vitamina D. A carência de vitamina D provoca uma deficiência na mineralização da matriz osteóide do osso cortical e também do osso trabecular com acúmulo do tecido osteóide pouco mineralizado. O osso fica mole e mais frágil. Assim, a osteomalácia é uma deficiência de mineralização do osso.
1) O que é osteoporose ?

A Osteoporose é a perda da massa óssea (perda do cálcio pelo osso), porém além da perda do cálcio pelo osso também sobre uma transformação estrutural. Essas alterações deixam o osso mais fraco. Esse osso frágil pode sofrer fracturas com pequenos traumas ou até mesmo fracturas espontâneas. As paredes do osso ficam mais finas e a distância entre as trabéculas ósseas aumenta, pense num queijo de Minas que se transforma num queijo Suíço.
Qual a diferença entre a osteoporose e a osteomalácia?
Na osteoporose a mineralização do osso é normal porém a estrutura do osso fica mais frágil devido a perda de cálcio, o osso fica cheio de buracos. No caso da osteomalácia há carência de Vitamina D. A ausência de vitamina D prejudica a deposição de cálcio na matriz osteóide. A matriz osteóide é a matriz óssea antes da deposição do cálcio. O osso produz a matriz porém não consegue mineraliza-la devido a carência de vitamina D e o osso com pouca cálcio fica mole.
Na osteoporose o osso fica fraco devido à porosidade causado pela perda de cálcio, na osteomalácia o osso fica mole devido a mineralização deficiente.
Por que ocorre a Osteomalacia? A Osteomalacia ocorre devido a ausência de vitamina D. A principal fonte de vitamina D é a síntese na pele a partir da conversão do 7-dihidrocolesterol, sob a acção dos raios ultravioleta (sol). A dieta e os suplementos alimentares têm maior participação nas pessoas que vivem em países com baixa insolação ou naqueles indivíduos que evitam a exposição ao sol.
O paciente pode ter osteoporose e osteomalácia ao mesmo tempo?
Sim, se o paciente evita o consumo de alimentos ricos em cálcio, como por exemplo dietas com restrição aos alimentos lácteos e além disso tem uma preocupação exagerada com a pele e não se expõe ao sol. A presença dessas suas patologias simultaneamente está se tornando muito frequente.
A osteoporose e a osteomalácia acontecem somente em pessoas idosas?
Não, também estão presente nos jovens. Existem hoje estudos que mostram a presença de osteoporose e osteomalácia em mulheres entre os 20 e 30 anos de idade!
O que devemos fazer para prevenir a Osteomalácia e a Osteoporose?
Independente da idade, pacientes com deficiência de lactase podem fazer suplementação dessa enzima ou o uso de probióticos como o Lactobacillus vivos que produzem lactase no intestino delgado e ajudam os pacientes com deficiência de lactose.
Praticar exercícios físicos regularmente deixa os ossos fortes e previne a osteoporose, essa prática de exercícios quando realizada em locais abertos permite que a pele se exponha ao sol e previne o surgimento da osteomalácia.