Ossos do Corpo Humano - sistema esquelético


Conhecendo os ossos e o sistema esquelético

Apesar de seu aspecto simples, o osso possui funções bastante complexas e vitais para a manutenção e equilíbrio do corpo humano.

É formado a partir de um processo conhecido como ossificação, esta pode ser intra membranosa (dentro das membranas do tecido conjuntivo) ou endocondral (formação sobre um molde de cartilagem). Contudo, ambas as formas seguem os mesmos princípios: o osso é formado a partir de membrana de tecido conjuntivo (periósteo).

O sistema esquelético desempenha várias funções importantes, tais como: sustentação dos tecidos moles de nosso corpo, protecção de nossos órgãos (um exemplo é a caixa toráxica que protege o coração e os pulmões).

Além disso, os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelos movimentos, armazenamento e libertação de vários minerais no sangue, produção de células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia).

Um outro dado importante, a saber, a respeito dos ossos, é que noventa e nove por cento do cálcio que possuímos em nosso corpo está depositado neles.

Quanto à sua formação, o esqueleto humano é formado por substâncias orgânicas (em sua maior parte colagénio) e inorgânicas (sais minerais, especialmente cálcio e potássio). Esta mistura é responsável pela grande resistência dos ossos.

A maior parte dos ossos do corpo humano pode ser classificada da seguinte forma: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do carpo), ossos planos (ex.: costelas) e ossos irregulares (ex.: vértebras).

É indispensável ter em mente que toda esta estrutura faz parte de um tecido vivo, complexo e ricamente vascularizado.

Curiosidades

- A medula óssea vermelha é a responsável pela produção de células sanguíneas, e a medula óssea amarela é responsável pelo armazenamento de triglicerídeos (gorduras).

- O corpo humano de um adulto possui 206 ossos.

- A área da medicina que estuda e trata os ossos chama-se ortopedia.

Ossos do corpo humano


Ossos do crânio: frontal, parietal, temporal, occipital, esfenóide, etmóide


Ossos da face: zigomático, maxilar, nasal, mandíbula, palatino, lacrimal, vômer, concha nasal inferior

Ossos dos ouvidos: martelo, bigorna, estribo

Ossos do pescoço: hióide

Ossos da cintura escapular: clavícula, omoplata

Ossos do tórax: esterno, costelas

Ossos da coluna vertebral: vértebras cervicais, vértebras lombares, vértebras toráxicas

Ossos dos braços: úmero, côndilo do úmero, ulna ou cúbito, rádio, cabeça do rádio

Ossos das mãos: escafoide, semilunar, piramidal , pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato , hamato, metacarpicos, falange proximal, falange média , falange distal

Ossos da cintura pélvica: osso do quadril, sacro, cóccix

Ossos das pernas: fémur , articulação do quadril, grande trocânter do fémur, côndilo do fémur, patela, tíbia, perónio.

Ossos dos pés: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais.

Fonte: Toda Biologia.com

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!