Grão de bico - benefícios


Do ponto de vista nutricional, o grão-de-bico é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e sais minerais.

Os benefícios do grão-de-bico incluem uma quantidade generosa de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e outros minerais que desempenham funções importantes no organismo. Com tantos nutrientes, torna-se praticamente um alimento obrigatório na dieta.

A verdade é que a leguminosa é uma verdadeira estrela na culinária portuguesa. Versátil, o grão-de-bico é utilizado em cozidos, saladas, sopas, sendo inclusive ingerido na forma de hambúrguer.

Adicionalmente, cerca de 100 gramas do alimento cozido possuem 116 calorias, proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, além de gorduras saudáveis.

A publicação especializada Medical Daily, deu a conhecer dez benefícios de consumir este super alimento regularmente:

1. Melhora o funcionamento do intestino

Por possuir uma grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. O que é óptimo para quem sofre de prisão de ventre.

2. Controla o açúcar e colesterol

Cada 100 gramas de grão-de-bico contêm seis gramas de fibras, na sua maioria, fibras solúveis. Estas ajudam o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol mau (LDL). Ou seja, é uma excelente opção para remover do organismo aquilo que nos é prejudicial!

3. Previne doenças cardiovasculares

Diversos estudos apontam para a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e colesterol alto. Da mesma forma, também actua no tratamento de vários tipos de anemia.

4. Promove o bem-estar emocional

O grão-de-bico possui uma razoável quantidade de triptofano, um aminoácido utilizado na produção de serotonina. Essa substância é a responsável pela activação dos centros cerebrais que nos dão sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança.

5. Ajuda a ganhar massa muscular

Quem frequenta academias vai adorar saber disso. O grão-de-bico pode ser um óptimo aliado se se está focado na hipertrofia muscular. Isso, porque ele é riquíssimo em proteínas, ferro e amido.

6. Facilita a perda de peso

Graças às quantidades generosas de proteínas e fibras em sua composição, o consumo de grão-de-bico é extremamente recomendável para quem estiver a seguir um regime de restrição calórica. Incluí-lo no prato aumenta a sensação de saciedade, o que faz com que se coma menos.

7. Controla os níveis de glícemia e diabetes

Novamente, as proteínas e fibras presentes mostram o quão benéfica esta leguminosa pode ser. Essas propriedades fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta, o que contribui ainda para controlar os níveis de glícemia na corrente sanguínea.

8. Previne diversos tipos de cancro

As quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes fazem com que o grão-de-bico seja um óptimo alimento para prevenir o aparecimento de tumores.

9. Fortalece a saúde do sexo feminino

Para as grávidas, o ácido fólico presente na leguminosa actua ao impedir a má formação do tubo neural do feto.

Por outro lado, durante a menstruação, as mulheres perdem uma quantidade importante de ferro. Consumir grão-de-bico ajuda a repor os níveis desse nutriente no organismo.

10. Evita fracturas e contusões

O grão-de-bico também é um bom aliado dos ossos. O cálcio, fósforo e a vitamina K presentes na sua composição tornam a estrutura óssea mais forte, evitando fracturas, contusões e doenças como a osteoporose.

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!