Gengibre

O gengibre pertence à família botânica Zingiberaceae, assim como a cúrcuma e o cardamomo. Tem as suas origens na Índia mas cedo se afirmou nas cozinhas mediterrâneas. De sabor picante e muito aromatizado é usado das mais variadas formas, em bebidas, batidos, pratos principais ou sobremesas. Adicionar um pouco desta especiaria a qualquer prato, dar-lhe-à um toque exótico.

A surpresa está em muito mais do que o seu sabor distinto. Considerado um super alimento, é um poderoso aliado para uma vida longa e saudável devido aos seus inúmeros benefícios. A sua composição prova os super poderes deste ingrediente que, por cada 100 gramas, contém:

Cálcio: 16 mg

Calorias: 80 kcal

Ferro: 0,6 mg

Fibra: 2 g

Gorduras: 0,8 g: Saturadas 0,2 g, Polinsaturadas 0,2 g, Monoinsaturadas 0,2 g

Hidratos de Carbono: 18 g, dos quais 1,7 g  são carbohidratos simples

Proteína: 1,8 g

Sódio: 13 mg

Vitamina B6: 0,2 mg

Vitamina C: 5 mg

Reforça as defesas

Por ser rico em vitamina C, assegura um sistema imunológico à prova de bala. O chá de gengibre reforça as defesas e mantém as gripes e constipações longe. Pelas suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, alivia a congestão nasal e é um forte aliado no combate das doenças respiratórias, como asma, rinite ou bronquite.

Aliado na prevenção do cancro

Uma investigação do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América, concluiu que o gingerol, a substância responsável pelo sabor picante e adocicado do gengibre, retarda o crescimento das células cancerígenas responsáveis pelo cancro colorretal.

Alivia a dor muscular

A Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos da América, analisou dois grupos de pessoas que fizeram os mesmos exercícios de força para os braços com apenas uma diferença: um dos grupos ingeriu gengibre diariamente e o outro um placebo. O estudo concluiu que o grupo que consumiu a especiaria apresentou 25% menos dores e inflamações associadas aos exercícios.

Acelera a perda de preso

Se quer perder peso, inclua na sua dieta alimentos que queimem calorias: os termogénicos. Verdadeiros devoradores de gordura, transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Como? Ao manter o metabolismo acelerado, o corpo está sempre a queimar gordura, mesmo nas actividades mais rotineiras. Ora, o gengibre é um termogénico natural que pode acelerar o metabolismo até 20%.

Queima toxinas

O organismo está preparado para se livrar das toxinas mas com a ajuda deste super alimento, o processo é mais eficaz. Ao estimular as enzimas do fígado, potencia a queima de mais toxinas o que faz com que se fique saciado mais rapidamente, logo, come-se menos.

Melhorar náuseas e vómitos

Durante a gravidez, nos primeiros dias e após cirurgias ou tratamentos de quimioterapia, os enjoos e vómitos são frequentes. Para reduzir estes sintomas, deve-se consumir meia colher de café de raspas de gengibre, pela manhã. Cerca de quatro dias após, aparecem os resultados.

Poderosa acção anti-inflamatória

Pela sua acção anti-inflamatória, o gengibre ajuda a minimizar os efeitos da artrite reumatóide. Pela mesma acção, considerando que a celulite é uma inflamação dos tecidos adiposos, se consumido com regularidade, conseguir-se-á uma pele mais lisa.

Ajuda na digestão

Adeus, barriga inchada! É um poderoso aliado na digestão, por isso, é perfeito para acompanhar refeições mais pesadas ou com excesso de gordura. Ao facilitar a digestão, melhora o funcionamento do intestino e regulariza o trânsito intestinal.

Cuida das ressacas

O chá de gengibre é tão poderoso que, naqueles dias em que o consumo de álcool vai além da conta, esta bebida ajuda a equilibrar o organismo. Pela sua acção desintoxicante e promotora da digestão, ajuda a eliminar o álcool e diminui os enjoos.

É afrodisíaco

E como se ainda faltassem razões para incluir este super alimento na sua dieta, o gengibre é, também, afrodisíaco. Por aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais. Desde a antiguidade que é usado como afrodisíaco natural, como promotor da lubrificação feminina e suporte da função eréctil.

Como tomar gengibre para emagrecer

Este super alimento pode ser consumido fresco ou seco, cru ou adicionado aos mais variados pratos, salgados e doces, bebidas, batidos ou gelados. Naturalmente, por si só, não consegue milagres, mas, se se aliar o seu consumo a uma alimentação saudável e variada, assim como à prática de exercício, os resultados chegam mais rapidamente.

Acrescente um pedaço ao seu chá ou refresco, adicione-o ralado às saladas, salteie-o picado com legumes, tempere os bifes com a sua forma em pó ou acrescente uma porção à sopa para tirar proveito de todas as suas propriedades de emagrecimento.

3 receitas simples com gengibre para emagrecer

Chá de gengibre

Ao longo do dia, beba chá de gengibre que, pela sua acção termogénica e diurética, vai acelerar o metabolismo e promover a eliminação de toxinas. Basta acrescentar um pedaço, com cerca de 2 cm, a um litro de água, ferver alguns minutos, e está pronto.

Creme de abóbora e gengibre

Para uma sopa simples, salteie, numa colher de sopa de azeite, três alhos e uma cebola, ambos picados. De seguida, coloque pedaços de abóbora em cubos (400 g) e um pedaço de gengibre a gosto. Junte água e deixe cozer até a abóbora ficar cozinhada. Tempere, triture e sirva.

Batido de frutos vermelhos e gengibre

Triture um iogurte natural, frutos vermelhos e gengibre a gosto. Passe para um recipiente e adicione frutos secos (nozes, avelãs, cajus, amendoim, etc.), granola, aveia ou outros cereais da sua preferência. Misture bem e sirva.

Tire todo o partido das propriedades e benefícios do gengibre e adicione-o aos seus cozinhados, para um toque de picante, doçura e saúde. Bom apetite!

Nota: Para potenciar ao máximo os efeitos benéficos no organismo, os 4 magníficos têm de ser ingeridos em conjunto! 

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!