Fezes

As fezes revelam a qualidade da dieta e como o organismo está reagindo a ela. O cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro explica o que cada formato de fezes significa e qual é o ideal.

O Doutor Lair Ribeiro alerta que o intestino é um dos melhores termómetros para avaliar a qualidade nutricional da dieta e, consequentemente, a saúde.

Quando o meu intestino está saudável, é transparente. Se começar a se manifestar, reconheço que tem alguma coisa errada." declarou o médico.

E para saber como anda o intestino é importante observar as fezes. O Dr. Lair sugere utilizar a Escala de Bristol para entender o que cada formato significa.

A Escala de Bristol é uma escala médica destinada a classificar a forma das fezes humanas em sete categorias e foi desenvolvida por Dr. Ken Heaton na Universidade de Bristol publicado no Scandinavian Journal of Gastroenterology em 1997.

Escala de Bristol

imagem Google
imagem Google

Tipo 01e 02 

Obstipação severa e Obstipação leve: Significa uma deficiente ingestão de fibras e pouca água. A solução mais simples é ingerir frutas como o coco seco (rico em fibras), beber bastante água e evitar as farinhas, açúcares e laticínios.

Tipo 03

Fezes quase perfeitas: fezes saudáveis mas quando começam a quebrar significa que se está desidratado. A recomendação é aumentar a ingestão de água.

Tipo 04

Fezes perfeitas: Fezes em formato de banana demonstram que a alimentação está muito boa e a saúde em dia. O médico alerta ainda que o ideal é o papel higiénico sair limpo após a evacuação. O Dr. Lair dá como exemplo os animais, que normalmente ficam com o ânus limpo após a evacuação.

Tipo 05

Início de diarreia: início de um problema estomacal, carência de nutrientes ou desidratação. Este tipo também pode ser um indício de ingestão exagerada de frutose, como consumo excessivo de passas que possuem altas concentrações de frutose.

Tipo 06 e 07

Diarreia: Algo não vai bem no intestino. No caso 06 pode ser um sinal de intolerância a algum tipo de alimento ou até mesmo desequilíbrio na flora bacteriana intestinal.

As fezes do tipo 07 podem indiciar algo ainda mais grave! Ex. infecção.

Fonte: Dr. Lair Ribeiro

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!