Cérebro Humano

Introdução

Dentro do cérebro humano ocorrem as mais variadas situações, tais como: percepção, imaginação, pensamentos, julgamentos, decisões, etc.

Conhecendo o cérebro humano

A superfície do cérebro - o córtex cerebral - é composta por seis camadas de neurónios (células do sistema nervoso responsáveis pela condução dos impulsos nervosos).

Os lobos do cérebro

O cérebro humano possui quatro áreas conhecidas como lobo frontal, lobo parietal, lobo temporal e lobo occipital.

O lobo frontal é assim chamado por se localizar na parte frontal do crânio. Parece ser particularmente importante por ser responsável pelos movimentos voluntários e também por ser o lobo mais significante para o estudo da personalidade e inteligência.

O lobo parietal está localizado na parte posterior do lobo frontal. Possui uma área denominada somatossensória, responsável pela percepção de estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.

O lobo temporal possui uma área especial chamada córtex auditivo, como o próprio nome já diz, esta área está intimamente ligada a audição.

Na parte de trás da cabeça, mais precisamente na região da nuca, localiza-se o lobo occipital. Nele encontra-se o córtex visual, que recebe todas as informações captadas pelos olhos; melhor dizendo, sua especialidade é a visão.

Existem outras áreas dos lobos que não possuem especialização, estas são chamadas de córtex de associação. Além de estas serem conectadas a vários sentidos e movimentos, acredita-se que nelas também são processados nossos pensamentos e armazenadas nossas memórias.

A conexão entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro humano é realizada pelo corpo caloso (estrutura formada por feixes de fibras neurais).

Curiosidades:

- A área da ciência que estuda o cérebro humano, a mente e o sistema nervoso é a Neurociência.

- O hemisfério esquerdo do cérebro dos seres humanos é o responsável pelo pensamento lógico e também pela comunicação verbal (fala).

- O hemisfério direito é o responsável pela intuição, estabelecimento de analogias e comunicação não verbal.

- Cada hemisfério do cérebro humano está relacionado a um conjunto de habilidades. Assim sendo, o lado esquerdo é o responsável pelas seguintes habilidades: leitura, uso da linguagem, seguimento de instruções, localização de factos, identificação de símbolos e escrita à mão. Já o lado direito é o responsável pelas seguintes habilidades: matemática, canto, música, expressão artística, criatividade, emoções e sentimentos.

Fonte: Toda Biologia.com

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!