Cartilagem, tecido cartilaginoso


O que é e principais características

A cartilagem, também conhecida como tecido cartilaginoso, é uma espécie de tecido flexível, conectivo e elástico que os seres humanos possuem em várias partes do corpo. É composto por uma matriz gelatinosa formada, principalmente, por proteínas e carboidratos.

A cartilagem humana possui cor cinza clara ou branca.

As cartilagens do corpo humano não são irrigadas por sangue, pois não possuem vasos sanguíneos. Desta forma, recebem oxigénio e nutrientes através do processo de difusão.

Funções das cartilagens

Devido à sua propriedade flexível, adapta-se nas conexões ósseas do corpo, garantindo a redução de impactos externos e atritos entre os ossos. Também serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo como, por exemplo, nas orelhas e no nariz.

Tipos de cartilagem

Cartilagem Hialina

- São bem resistentes e fortes, pois são formadas por densas fibras de colagénio. Estão presentes nas extremidades dos ossos, nas articulações. Estão presentes também no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia.

Cartilagem Fibrosa

- Possui pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição. É formada por fibras de colagénio de alta densidade, portanto suporta altas pressões. Podemos encontrar este tipo de cartilagem na mandíbula e nos meniscos dos joelhos.

Cartilagem Elástica

- Composta por grande quantidade de fibras de elastina. É muito flexível e leve. Está presente no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote. Possui pouca quantidade de colagénio.

Fonte: Toda Biologia.com


::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!