Batata Doce, benefícios


A batata-doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano. Existem cerca de 400 variedades. É rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes e tem muitos benefícios a oferecer. Índios Sul-americanos já cultivavam batata-doce há pelo menos 10 mil anos atrás. Pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum e serve para preparar uma variedade infinita de pratos doces e salgados.


Apaixonados pelo sabor adocicado e pela textura suave, os conquistadores europeus levaram a batata-doce para o velho continente na época da conquista das Américas e, de lá, exploradores espanhóis e portugueses a levaram para a Ásia, África, Índia e Indonésia. Actualmente a batata-doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e, estudos, mostram cada vez mais benefícios da batata-doce para uma boa forma e saúde. Veremos a seguir as propriedades responsáveis por isso.

Propriedades da batata-doce

Contêm ómega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. É considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crónicas, incluindo cancro, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada com idade e catarata. A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate aos danos causados ​​por radicais livres.

Uma batata-doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% de sua ingestão diária de fibras e 10% do potássio necessário. A batata-doce pode até proteger fumadores e aqueles que padecem de enfisema pulmonar devido à vitamina A, visto que o fumo do cigarro cria uma deficiência desta vitamina.

Benefícios da Batata-doce

1 - Coadjuvante no aumento de massa muscular

A batata-doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e físio culturistas juntamente com o arroz, a batata, a aveia e as massas. Todos ricos em carboidratos, que são fontes de energia para potencializar o treino.

Contém fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um importante papel no controlo muscular, equilíbrio de electrólitos e nas funções nervosas. Atletas e outras pessoas envolvidas no treino intenso, geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

Físio culturistas geralmente preferem ingerir batata-doce em detrimento da batata inglesa, porque seus carboidratos são consumidos de forma mais lenta durante a digestão, mantendo o nível de energia por mais tempo. Outro diferencial é que as batatas brancas têm índice glicémico um pouco mais alto e, por isso, desencadeiam uma maior libertação de insulina. Embora ao longo dos treinos seja desejado o aumento de insulina, tenta-se evitar um pico na sua elevação em outros momentos do dia.

2 - Ajuda a perder peso

Segundo Shana Maleeff, especialista em fitness e nutricionista americana, "As batatas-doces são uma grande fonte de fibras alimentares que ajudam a reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina e diminuem a gordura na barriga." Maleeff sugere que, no dia a dia, a batata-doce seja usada para substituir salada de batata, batata frita, ou puré de batata.

Outros benefícios da batata-doce relativos à perda de peso são:

  • Possui baixo índice de calorias;

  • Têm índices glicémicos médios;

  • É rica em fibras;

  • É uma fonte de potássio.

Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, permanecem no aparelho digestivo por mais tempo, por isso são chamados de carboidratos lentos. Ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome.

3 - Poderoso antioxidante

É uma fonte acessível de poderosos compostos anti oxidantes fundamentais para a saúde como o betacaroteno e a vitamina A. Tais compostos, são potentes antioxidantes naturais e estão na batata-doce em valores mais altos do que em qualquer outra raiz. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas da pele do corpo humano. É um nutriente vital para a visão saudável. Os tons roxo, amarelo e alaranjado das diferentes espécies de batata-doce indicam a presença do betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A ao ser absorvido na corrente sanguínea. Estudos já mostraram que o consumo de vegetais naturais e frutas ricas em antioxidantes ajudam a proteger contra cancro de pulmão e da cavidade oral.

4 - Beneficia a saúde da pele

Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata-doce não imaginam os benefícios para a pele. Quando o consumo de batata-doce é associado à saúde da pele, pensamos logo em comê-la para adquirir os benefícios da vitamina A, que ajuda a proteger contra os danos do sol e as vitaminas C e E, por estimularem a produção de colagéneo. Mas os seus benefícios e formas de usar a batata-doce para a pele não param por aí.

Algumas maneiras de usar batata-doce para a beleza e saúde da pele:

a - Para tratar pele oleosa

Ferva uma batata-doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto. Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto.

b - Para melhorar a textura da pele

A água na qual a batata-doce é fervida permanece cheia de nutrientes que podem revigorar e limpar a pele. Ao invés de descarta-la, deixe esfriar e guarde bem tapada no frigorífico. Aplique-a diariamente na pele como um tónico. Vai ajudar a fazer uma limpeza profunda dos poros e acalmar a pele.

c - Para calcanhares rachados

A água onde a batata-doce é cozida, serve para fazer um escalda-pés para tratar pele ressecada e calcanhares rachados. Mergulhe os pés na água ainda morna e verá o resultado.

d - Para tratar olheiras

Coloque uma fatia de batata-doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e, como tem propriedades anti-inflamatórias, vão livrar os olhos de olheiras, rugas e inchaço.

e - Para impedir o envelhecimento precoce

Faça uma máscara rejuvenescedora usando os seguintes ingredientes: Uma batata-doce bem cozida, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de sumo de gengibre (rale o gengibre coe o sumo). Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Aplique a máscara no rosto e no pescoço préviamente limpos. Deixe descansar de 20 a 25 minutos e enxague com água morna. A máscara vai deixar sua pele fresca, hidratada e prevenir o envelhecimento precoce. Caso não utilize toda a máscara, coloque-a em um pote bem tapado e mantenha no frigorífico por até três dias.

f - Para hidratar a pele

Faça um esfoliante que não resseca a pele. Bata no liquidificador meio copo de batata-doce cozida, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de iogurte natural. O ideal é obter uma pasta mais espessa. Espalhe na pele e faça uma massagem lenta com movimentos circulares. Lave com água morna e use o seu hidratante diário.

5 - Melhora a saúde dos cabelos

A batata-doce é um alimento abundante em vitamina A e betacaroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo. Também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

6 - Regula os níveis de açúcar no sangue

Embora a batata-doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo dois. Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata-doce dão-lhe uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam a equilibrar o ritmo da digestão.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou também que os extractos de batata-doce podem aumentar significativamente os níveis de uma hormona reguladora do metabolismo da insulina em pessoas com diabetes tipo dois, a adiponectina. Pessoas com metabolismo da insulina mal regulado tendem a ter níveis mais baixos da hormona em questão, do que pessoas não diabéticas.

7 - Prevenção contra o cancro

Pesquisas têm apontado novos benefícios da batata-doce que podem ser relacionados à prevenção de alguns tipos de cancro. Entre homens jovens, dietas ricas em betacaroteno, substância concentrada na batata-doce, pode ter um papel de protecção contra o cancro de próstata. De acordo com um estudo conduzido pelo departamento de nutrição e saúde pública da escola de Harvard, nos Estados Unidos, o betacaroteno também se mostrou eficiente contra a formação de cancro do colo do útero em mulheres japonesas.

Outros estudos têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de cancro de mama em mulheres na pré-menopausa e cancro de ovário em mulheres na pós-menopausa.

8 - Beneficia a saúde do coração

As batatas-doces são uma grande fonte de vitaminas B6. Esta vitamina serve, entre outras funções, para reduzir a homocisteína no organismo, um aminoácido que se encontrado em quantidades elevadas no plasma sanguíneo, indicia propensão a doenças degenerativas vasculares, como o enfarte. O potássio da batata-doce reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluídos que ajudam a regular os batimentos cardíacos.

9 - Ajuda a controlar o stress

Esse é um dos benefícios da batata-doce desconhecidos mas interessante. A batata-doce é uma boa fonte de magnésio, conhecido como mineral anti stress. Promove o relaxamento, a calma e o bom humor, assim como a saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Referências:

  1. Chang, Wen-Hsin, et al. "Effect of purple sweet potato leaves consumption on exercise-induced oxidative stress and IL-6 and HSP72 levels." Journal of Applied Physiology 109.6 (2010): 1710-1715.

  2. Choi, Jae Ho, et al. "Hepatoprotective effects of an anthocyanin fraction from purple-fleshed sweet potato against acetaminophen-induced liver damage in mice." Journal of medicinal food 12.2 (2009): 320-326.

  3. Han, Kyu-Ho, et al. "Effects of anthocyanin-rich purple potato flakes on antioxidant status in F344 rats fed a cholesterol-rich diet." British journal of nutrition 98.05 (2007): 914-921.

  4. Mei, Xin, Tai-Hua Mu, and Jun-Juan Han. "Composition and physicochemical properties of dietary fiber extracted from residues of 10 varieties of sweet potato by a sieving method." Journal of agricultural and food chemistry 58.12 (2010): 7305-7310.

  5. Philpott, Martin, et al. "Anthocyanidin-containing compounds occur in the periderm cell walls of the storage roots of sweet potato (Ipomoea batatas)." Journal of plant physiology 166.10 (2009): 1112-1117.

  6. Wang, Yong-Jian, et al. "Purple sweet potato color suppresses lipopolysaccharide-induced acute inflammatory response in mouse brain." Neurochemistry international 56.3 (2010): 424-430.

  7. Zhang, Zi-Feng, et al. "Purple sweet potato color attenuates oxidative stress and inflammatory response induced by d-galactose in mouse liver." Food and chemical toxicology 47.2 (2009): 496-501.

  8. The World's Healthiest Foods.

  9. Live Science.


::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!