Articulações do Corpo Humano, sistema articular

Introdução

O sistema articular é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contacto entre os ossos. Antigamente este contacto era conhecido como juntura, daí a expressão "dor nas juntas".

Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações: algumas que são bastante fortes e imóveis (conhecidas como sinartroses) e outras que permitem movimentos por serem flexíveis (anfiartroses e diartroses).

Estrutura

Em relação à sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em fibrosas (os ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosas (os ossos são unidos pela cartilagem) e sinoviais (possui um espaço entre os ossos).

Nosso corpo é capaz de realizar muitos movimentos, contudo, estes movimentos ocasionam atrito. Para amenizar este atrito, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais.

Estas bolsas agem como amortecedores de impacto entre as articulações. Estão localizadas entre a pele e o osso (nas regiões onde ocorre atrito entre estas partes), entre os tendões e os ossos, entre os músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos.

Envelhecimento

Com o avançar da idade, a produção de sinóvia nas articulações é diminuída, a partir daí, começam a surgir os efeitos do envelhecimento nas articulações, que podem ser aumentados tanto por factores genéticos quanto pelo seu desgaste.

Fonte: Toda Biologia.com

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!