Alimentos remédios


1) Cúrcuma (Açafrão). Este membro extraordinário da família do gengibre tem sido apelidado de "rei de todas as especiarias" por uma boa razão. O açafrão traz benefícios para a saúde a curto e longo prazo, o que o tornam um "super alimento" da mais alta ordem, oferecendo suporte para a saúde dos ossos, pele, articulações, sistema digestivo, imunitário, circulatório e neurológico. Rico em curcuminóides, que ajudam a combater doenças, a cúrcuma é praticamente inigualável em relação a promover alívio imediato e perpétuo para uma variedade de doenças. Já foi verificado inclusive que a cúrcuma ajuda a prevenir e tratar o cancro, que é actualmente uma das principais causas de morte. É recomendável ingerir a cúrcuma adicionando pimenta preta em pó, pois desta forma torna-se altamente bio disponível.

"Uma extensa pesquisa nas últimas cinco décadas indicou que a curcumina (o ingrediente activo do açafrão) reduz os níveis de colesterol no sangue, previne a oxidação de lipoproteína de baixa densidade, inibe a agregação plaquetária, suprime trombose e enfarte do miocárdio, suprime os sintomas associados à diabetes tipo II, artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Alzheimer, inibe a replicação do HIV, suprime a formação de tumores, melhora a cicatrização de feridas, protege contra lesões do fígado, aumenta a secreção biliar, protege contra a formação de cataratas e protege contra a toxicidade pulmonar e fibrose.

2) Luz solar natural (vitamina D). Não há praticamente nenhum outro nutriente mais adequado, ou facilmente obtido, para garantir uma boa saúde do que vitamina D. Uma ampla pesquisa demonstrou que a vitamina D, que é produzida naturalmente no corpo, como resposta à exposição da luz solar e à radiação ultravioleta B (UVB), é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desordens endócrinas, infecções, insuficiência dos órgãos, problemas de saúde mental, doenças neurológicas e doenças de pele.

3) Amêndoas. Com um excelente valor nutricional, as amêndoas são uma potência de nutrição podendo fornecer alívio imediato e duradouro da dor e de outras condições. Sendo uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina E e ferro, as amêndoas ajudam a regular os níveis de colesterol, pressão arterial e promover uma perda de peso saudável. Comer um punhado de amêndoas cruas todos os dias pode não só ajudar a evitar problemas de saúde a longo prazo, como doença cardíaca, mas também proporcionar alívio imediato para desconforto digestivo, inflamação e até mesmo dores de cabeça.

4) Camu camu. O camu camu é um alimento fenomenal, e talvez seja um dos frutos mais ricos em nutrientes que existe. Com cerca de 50 vezes mais vitamina C do que a laranja, o camu camu fornece protecção sólida para o sistema nervoso central, que é responsável por regular a função do cérebro, olhos, pulmões, músculos e coração. Comer regularmente camu camu pode também ajudar a evitar o desenvolvimento de demência e proteger o organismo contra infecções bacterianas e virais.

5) Água pura. Porque o seu corpo está sendo constantemente bombardeado com produtos químicos tóxicos, tanto de fontes ambientais como de alimentos, água pura e limpa é essencial para a manutenção de um metabolismo saudável interno. Muitos problemas comuns de saúde são agravados e até mesmo causados por desidratação, e, potencialmente, milhões de pessoas desnecessariamente tomam medicamentos devido a problemas resultantes da falta de água pura, livre de flúor. Portanto, beba mais água, e ajude você mesmo a ter uma vida mais saudável e livre de doenças.

6) Vegetais crúciferos. Brócolos, couve-flor, rabanete, couve de Bruxelas, couve galega e vários outros alimentos da família dos vegetais crucíferos, são alimentos ricos em enxofre, que ajudam a combater a inflamação sistémica, a qual, é a principal causa de doenças crónicas actualmente. O consumo regular de vegetais crucíferos, que também contém altos níveis de um nutriente anti -cancerígeno conhecido como sulforafano, pode ajudar a desintoxicar o seu trato gastro intestinal e promover o crescimento e reparação dos tecidos corporais.

7) Alho. Os benefícios à saúde trazidos pelo alho são numerosos, razão pela qual esta erva tão comum é considerada uma das mais benéficas para a promoção da saúde e do bem-estar. Rico em um composto medicinal conhecido como alicina, o alho tem o potencial de revolucionar a sua saúde, já que pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, actua como anti-inflamatório, pode reduzir o risco de cancro, entre muitos outros benefícios. Alho fresco é especialmente benéfico para o bem-estar, uma vez que contém os mais altos níveis de alicina terapêutica.

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!