Adoecemos assim


Entender como funciona o corpo humano e como surgem as doenças.

A alimentação errada e o estilo de vida dos dias de hoje levam à alteração do pH e, por consequência, aumentam os resíduos ácidos no organismo.

Se essa quantidade de resíduos ácidos, for aumentando drasticamente ao longo do tempo, vai chegar uma hora, que nossas células passam a ter de viver em um meio extremamente ácido e, para se defenderem dos ácidos, as células têm 4 opções:

1. Retenção de líquidos no espaço intersticial de modo a diluir os ácidos e permitir que os nutrientes e o oxigénio cheguem até elas (células), para que se possam alimentar e sobreviver.

2. Retirando sódio (Na+), cálcio (Ca+) e potássio (K+) das estruturas ósseas que vão reagir com os ácidos e formar sais que se depositam nos tecidos moles. A isso se chama tamponar, ou seja, transformar os ácidos em bases.

3. Eliminação dos ácidos através da pele e das mucosas.

4. Mutação = Cancro

As células fazem como vêm fazer. Então, se para se defender da acidez metabólica uma célula "decidir" reter um pouco de água (mecanismo de defesa 1) e outras células lhe forem seguindo o exemplo, todas vão acabar retendo alguma água, aí, a pessoa, começa a engordar progressivamente.

Em caso de emergência, o organismo sacrifica algumas de suas partes em prol de um bem maior! E quando necessita de tamponar, (mecanismo de defesa 2), ou seja, transformar os ácidos em bases, de modo a aumentar o pH (ficar mais alcalino), retira minerais aos ossos! Isso atenua o problema da acidez mas cria outros problemas e doenças bem conhecidas de todos como a osteoporose, a artrose, a artrite, e outras doenças relacionadas com o ataque ácido nas estruturas ósseas.

O organismo tem a capacidade de eliminar a acidez através dos poros da pele (mecanismo de defesa 3). Daí as manchas amarelas que por vezes aparecem em nossas roupas (na zona dos sovacos), isso é, o organismo eliminando ureia (que tem uma cor amarelada). Mas se se está com um pH já muito ácido, o organismo pode ter necessidade de expelir ácidos através dos poros da pele, aí, a pele vai sofrer um ataque ácido, podendo originar problemas tais como eczemas, psoríase, dermatite!  

E assim vamos entendendo as causas das doenças. É preciso estar informado.

Se se conseguir entender o problema, muito provavelmente vai-se encontrar a cura ou, no mínimo, melhorar o bem estar geral e por consequência adquirir uma melhor qualidade de vida! Não será o que todos procuramos?

Simplesmente precisamos de estar atentos às reacções do corpo e entender-mo-nos, cuidando da saúde dia após dia, para que não tenhamos de passar metade da vida a cuidar da doença!

É fundamental entender as causas das doenças!

Mencken escreveu:

"A luta da vida é contra a retenção de ácido. O envelhecimento, a falta de paciência, stress, falta de energia, dores de cabeça, doenças cardíacas, alergias, eczema, urticária, asma, arteriosclerose e cálculos renais não são mais que o acúmulo de ácidos."


::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!