Ácido úrico

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo após a digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina. Depois de transformar a purina em ácido, o organismo elimina uma percentagem pelos rins, já que o excesso pode gerar problemas de saúde.

O ácido úrico surge no corpo depois da ingestão de moléculas de purina, uma proteína que se transforma no tal ácido. Parte vai para o sangue e a outra parte é enviada para os rins. Em caso de desequilíbrio, excesso ou défice, existe a manifestação de complicações como a hiperuricémia ou a hipouricémia, além da doença gota. As articulações são afectadas e os rins pode ser comprometidos .

Ácido úrico alto (hiperuricemia)

Em excesso, o ácido úrico resulta em hiperuricémia e faz com que cristais de sódio se espalhem pelo corpo, em especial articulações, tendões, ligamentos e rins. Isto provoca uma reacção inflamatória intensa.

Sintomas

A hiperuricémia provoca dor, calor e vermelhidão no local acometido. Por vezes, impossibilidade de mexer a articulação, dificultando hábitos simples, como caminhar ou calçar sapatos.

Causas

A hiperuricémia é provocada pelo excesso de produção de ácido úrico ou da incapacidade dos rins removerem esse ácido úrico. Isto acontece quando as enzimas responsáveis pelo metabolismo das purinas não são eficientes. Alguns alimentos e medicamentos tendem a aumentar os níveis de ácido úrico, como mariscos, carnes vermelhas, excesso de álcool, bebidas açucaradas, aspirina, alguns diuréticos, imunossupressores.

Riscos

Se não for tratada ou controlada, o paciente corre o risco de desenvolver gota, cálculo renal e insuficiência renal aguda ou crónica.

::: As informações contidas nestas páginas são resultado de pesquisas bibliográficas desenvolvidos pelo autor. Contudo, não deverão ser usadas como diagnóstico, pois cada caso terá a sua especificidade. Consulte sempre um profissional de saúde. ::: www.facebook.com/alquimiadoeu.eu  :  miguel.laundes@gmail.com  :  © Miguel Laúndes, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!